top of page

Por que o casamento acaba?

  • Foto do escritor: Patricia Kiremitdjian
    Patricia Kiremitdjian
  • 29 de mai. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 2 de out. de 2024


Casamento
Casamento

E tudo começou tão lindo, vocês eram tão apaixonados. Como a situação chegou nesse pé em que está hoje?


Pois é. E aquela história de que o amor é como uma plantinha que precisa ser regada para não morrer não é conversa fiada.


Muitas relações se iniciam muito bem, com muitos projetos, muitos sonhos e num piscar de olhos parece que cada um está caminhando em um sentido, não é mesmo?


  • Um dos pontos de desgaste da relação é a rotina. Uma coisa é namorar. Cada um tem a sua casa, se encontram para conversar e namorar, falam sobre os incômodos do dia.

Outra coisa é casar. Dividir a vida, dividir as funções do lar, as contas, os problemas. A forma com que cada um administra os conflitos por muitas vezes é diferente.


  • Se vierem filhos existirão outras questões. Por vezes, a forma de educar de cada um também pode ser diferente e mais conflitos e desgastes vão acontecendo.

O convívio traz novos desafios para o casal. Por vezes um lado muda e outro não, e aí as coisas vão ficando cada vez mais difíceis.


A nossa educação tradicional também colabora nesse desgaste. Quando éramos crianças ouvíamos frases como: “A culpa é sua. Se você não tivesse feito isso, não tinha acontecido aquilo” Ou “Mesa boba. Bateu em você? Vou bater nela também”

Sempre tinha uma vítima e um culpado nas relações, não é mesmo?


Mas não deveria ser assim, pois todos somos vítimas e algozes ao mesmo tempo.

Na relação de casal, por muitas vezes, reproduzimos este aprendizado nos sentindo vítimas ou sendo apontados como vilões das crises no casamento. Infelizmente muitos casais optam pela separação sem se dar o tempo devido para solucionar as questões que envolvem o desgaste. Outros se mantém em uma relação tóxica também por falta de coragem de resolver essas mesmas questões.


Casal passeando e feliz
Casal passeando e feliz

Seja como for, em qualquer casamento precisam existir conversas corajosas. Conversas corajosas, mas respeitosas, aonde cada um fala dos seus sentimentos e sobre como a atitude do outro é recebida internamente, ou seja, cada um precisa se responsabilizar pelos seus sentimentos, sem tom de acusação.


A culpa paralisa. Jogar a culpa no outro não faz ninguém sair do lugar.

Cada um precisa assumir a responsabilidade pela sua vida e pelas suas atitudes.

Coragem para ouvir críticas e vontade de modificar o que precisa ser modificado são pontos importantíssimos para se manter um casamento feliz.


A terapia de casal vem como um aliado para muitos casais que precisam dessas conversas curadoras. O psicólogo como mediador auxilia as duas partes a se comunicarem de forma respeitosa, auxiliando na descoberta de sentimentos, desejos, necessidades individuais e compartilhadas para que descubram juntos se existe o real desejo de manter a relação e, caso a resposta seja sim, descubram em terapia as formas de fazerem isso.


Para se ter felicidade na relação não podem existir duas partes que se completam.

É preciso existir duas pessoas inteiras, que se somam. Somam forças para uma vida juntos, com objetivos semelhantes. Duas pessoas que caminham na mesma direção.


Se você está com dificuldades no seu relacionamento, venha ter conversas corajosas por aqui.






 

 
 
bottom of page